IPA, a cerveja inglesa definitiva

0
83
pit beer

20O Reino Unido é composto por três países que possuem grande grande importância para a história da cerveja: Inglaterra, Irlanda e Escócia.

Cerveja na Inglaterra

Ales. É essa o apelido mais comum para as cervejas na Inglaterra, principal país do Reino Unido. Estudando a história da cerveja, as Ales foram as primeiras cervejas que reinavam em absoluto até a descoberta das Lagers. Sua diferença é em relação à temperatura em que ocorre a fermentação da bebida – para as Ales em temperatura ambiente, enquanto as Lagers pedem por fermentação a baixas temperaturas. Confira nosso post de Tipos de Cerveja para entender mais!

As cervejas inglesas são famosas pelo seu amargor pelo bom uso do lúpulo e muitas vezes de maltes tostados. Existem inclusive diversos subtipos de cervejas inglesas com nomes Bitter ou ESB – English Bitter. Para bom entendedor, Bitter é amargo em inglês.

cerveja

ale beer

País historicamente bastante conservador no mercado cervejeiro, inicialmente inclusive resistindo a adoção do lúpulo no processo cervejeiro – depois se rendeu a plantinha, que também servia como conservante para a cerveja. Em uma das viagens para as índias a bebida teve maior inclusão de lúpulo para conservação, mas o resultado foi tão aprovado e característico que resultou no estilo de cerveja mais característica da região. O estilo foi nomeado em homenagem ao estilo da viagem – nascia a IPA, ou Índia Pale Ale para os íntimos.

Esse conservadorismo também deu nascimento a organizações que prezam pela conservação de valores e métodos tradicionais. Destaca-se a CAMRA (Campaign for Real Ale), surgida na década de 70 e a Beautiful Beer.

pub franklin

pub da irlanda

Cerveja na Irlanda

Fimdotexto

A Irlanda, por sua vez, traz símbolos próprios e indiscutíveis para o universo cervejeiro, destacando-se a famosíssima, e também deliciosa, Guinness e a celebração do tradicional St. Patricks Days com os duendes.

Curiosamente, foi a fundação da Guinness por Arthur Guinness no século XVIII, que colocou o país no mapa cervejeiro – até então o país era coadjuvante e importador, devido a dificuldade de se obter lúpulo na ilha.

guinnes cerveja

Metade da produção cervejeira do país é exportada e o consumo interno ocorre majoritariamente através de chopp em barril (o consumo chega a 75%). É a maior taxa observada em todo o mundo!

O consumo ocorre nos tradicionais pubs – são mais de 10 mil pubs no país – em um ambiente tradicional, com boa música (jazz, blues, rock e/ou música tradicional irlandesa), que tem como donos tradicionais famílias.

Por fim, a celebração do St. Patricks não têm o mesmo destaque do Oktoberfest, mas é uma festa bastante tradicional e folclórica, atraindo milhares de turistas anualmente, e sendo festejada em paralelo em diversos países no mundo. Sempre uma ótima desculpa para uma Guinness ;).

pubs-irlandeses-de-sevilla

StPatricksDay

StPatricksDay irlanda

Cerveja na Escócia

País com maior relevância histórica na produção de cerveja – no século XIX sua importância batia de frente com Munique. A escócia reflete em sua cerveja características de sua bebida mais famosa globalmente: o whisky.

Devido a produção, qualidade e demanda pelo seu whisky, a Escócia sempre foi um dos maiores produtores de malte de cevada do mundo, além de possuir fontes de água bastante límpida e pura, ideal para a produção de IPAs.

As cervejas do país costumam ser mais encorpadas e um considerável teor alcoólico – comumente alcançando 8%. Sua industria cervejeira emprega cerca de 150 mil pessoas, aproximadamente 5% da população economicamente ativa.

beers

Surgimento da Ale

Um dos estilos mais adorados pelos amantes de cervejas especiais e simbolo da escola cervejeira inglesa, as ALEs foram descobertas ao acaso.

O cenário se deu no século XVIII, com a dominação de diversos territórios no globo pela coroa inglesa, abrangendo os mais diversos fusos horários. O exército britânico ocupava a India durante seu período colonial, em momento de muito calor e falta de água potável – os oficiais sentiam falta de sua terra e sua cerveja.

Para colaborar na difícil viagem e missão, que se dava durante muitos meses de barco, em condições de abruptas mudanças de temperatura e muito chacoalhar, o mestre cervejeiro Hodgson resolveu adicionar lúpulo e o teor alcoólico a bebida, trazendo sabores herbais, picantes e frutados ao liquido.

cerveja american ale

ales beer

Curiosidades da escola inglesa

Não se engane. Apesar de tradicional, os ingleses também sucumbiram aos encantos das Pilseners – mais da metade do consumo local é do estilo ou de algum sub-estilo diretamente derivado.

A maior parte das cervejarias do país foram adquiridas pelo capital estrangeiro, com Heineken, Carlsberg, Molson Coors e Inbev disputando ferozmente o mercado local. Mas ainda há espaço para a Guinness, produzida pela DIAGEO (maior conglomerado de bebidas do mundo, com marcas como Johnny Walker, Baileys, Smirnoff, Bells e J&B em seu portfólio), e outras tradicionais marcas como Fuller’s, Meantime e Greene King.

Na Escócia é tradicional que a escolha do tipo de cerveja em pubs seja feita pelo termo shillings, antiga moeda do Reino Unido, em referência a taxação da bebida de acordo com seu nível alcoólico – quando mais álcool, mais caro o imposto sobre a bebida.

Assim, a cerveja de 3%, do estilo Scottish Light Ale, é pedida como 60 shillings, enquanto que uma Scottish Heavy Ale é pedida como 70 Shillings e uma Strong Scotch Ale, com aproximadamente 8% de teor alcoólico, é chamada de 90 shillings.

cerveja inglesa

O que é pint?

O famoso copo britânico em que a cerveja é servida, chamado de pint,  também se refere ao tamanho e a capacidade do copo, padronizado na Inglaterra em quantidade equivalente a 568 mls.

A medida é presente no sistema inglês ou imperial de medidas, junto de outras fonts de medidas estranhas e bem diferentes, em que raros países ainda persistem em utilizar (Estados Unidos, Libéria e Birmânia dentre estes). Outras medidas utilizadas pelo sistema são as jardas, polegadas, milha, galão e pés.

pit beer

copo pit

Sugestões do Uppermag

Amazon Beer Erva Chama

Amazon beer

Cervejaria: Amazon Beer

País de origem: Brasil

Estilo: Imperial IPA

Álcool (%): 8,60% ABV

Aroma: Caramelo, laranja e eucalipto.

Temperatura: 5 – 7ºC

A cerveja artesanal Amazon Beer Imperial IPA Erva Chama é uma Double IPA com adição da planta usada em infusões pelos povos nativos da Amazônia para atrair bons fluidos. Produzida em Belém do Pará, seu estilo base faz dela uma cerveja com forte amargor de perfil cítrico e uma boa cama de malte, o que equilibra o amargor generoso dos lúpulos. Uma cerveja cheia de sabor, para beber apreciando cada gole e ótima para harmonizar com gastronomia!

Invicta 1000 IBU

Invicta CervejaCervejaria: Invicta

País de origem: Brasil

Estilo: Imperial IPA

Álcool (%): 8,00% ABV

Aroma: Herbal de Lúpulos.

Temperatura: 5 – 7ºC

International Bittering Units é a unidade usada para mensurar o grau de amargor de uma cerveja. Para comparação, o Imperial India Pale Ale (estilo mais amargo entre as cervejas)costuma marcar por volta dos 100,  e não é por acaso, afinal o paladar humano não consegue detectar amargor muito além disso. Porém, apesar de 1000 IBU ser uma marca impossível de nossas linguas humanas de sentir, o que todo esse extremo pode trazer para os nossos sentidos? Provocar a curiosidade e a discussão é o maior intuito da cerveja que você tem em mãos.

Refrescadô de safadeza

refrescadô

País de origem: Brasil

Estilo: Session IPA

Álcool (%): 4,50% ABV

Aroma: Lúpulos americanos e caramelado.

Temperatura: 5 – 7ºC

Harmonização: Comida mexicana; Picantes.

Cerveja de corpo leve/médio, retrogosto amargo e duradouro. Excelente IPA. Coloração âmbar e translúcida, com espuma de média formação e ótima duração. No aroma, agradável lúpulo de uma excelente IPA. Percebe-se ainda frutas cítricas. Média carbonatação e excelente drinkability. Lupulado e paladar super agradável de uma IPA.

Gostou? Temos essas e muito mais na BeerBag. Para fazer o pedido,  preencha o questionário no site, receba sua Upperbag e também sua primeira BeerBag. Atendimento exclusivo para São Paulo, o frete é grátis e você só paga pelos itens que escolher comprar.

 

cervejas beerbag

cervejas beerbag
Cervejas artesanais disponíveis na BeerBag.

Ficou com vontade? Quer saber mais sobre a cerveja de outros países? Veja aqui o nosso artigo sobre cervejas da Alemanha.

 

GIF BAG

Deixe uma resposta