Música dos anos 80: 6 artistas que revolucionaram a década

0
2551
Motley Crue hair metal anos 80 rock
Motley Crue Hair Metal

A década de 80 pode até ser considerada “perdida” para a economia, mas, para a música, ela foi imensamente criativa. Os anos 80 são revividos até hoje, musicalmente, por quem viveu e por quem gostaria de ter vivido.

Neste artigo, você vai descobrir quem revolucionou a música nesse período e conhecer um pouco mais sobre a história da música dos anos 80.

1. John Lennon e Yoko Ono

Nu e em pose fetal, John abraça Yoko em foto dos anos 80
John e Yoko nos anos 80

Em 1980, John Lennon lançou o disco ‘Double Fantasy‘ em parceria com Yoko Ono. Considerado até hoje um dos melhores de sua carreira, o álbum fala da felicidade do casal e da vida fora do sistema de celebridades (o mesmo que viria a assassiná-lo — Lennon foi morto na porta de casa após ter autografado o LP de um fã.)

John Lennon e Yoko Ono foram um dos casais mais revolucionários da história. Desde o fim dos Beatles, o casal fez sucesso pelo seu amor, pela irreverência e pela luta a favor da paz mundial.

Ouça John Lennon e Yoko Ono no Spotify.

2. Michael Jackson

Michael Jackson, ícone dos anos 80
Michael Jackson, ícone dos anos 80

Não se sabe ao certo quem mais dependia de quem: se Michael Jackson da MTV, ou a MTV de Michael Jackson. O fato é que ele foi um dos primeiros artistas a considerar o videoclipe uma forma de arte, e a MTV o amava por isso. Seu clipe para a música “Thriller“, dirigido pelo cineasta John Landis, é um dos mais cultuados de todos os tempos.

O álbum homônimo, lançado em 1982, foi o mais vendido da história. Todas as suas faixas foram parar na tabela musical da Billboard Hot 100.

Fimdotexto

anos 80

Mas Michael Jackson criou mais que musica e clipes: ele criou um estilo próprio, coreografias e passos inesquecíveis, como o moonwalk.

Vencedor de 8 Grammys em 1984, Michael Jackson é até hoje uma das maiores influências em termos de comportamento, dança, teatralidade e música.

Ouça Michael Jackson no Spotify.

Confira, abaixo, o clipe mais famoso do Rei do Pop, Thriller, que foi ao topo das paradas:

3. Madonna

Madonna, rainha do pop, em pose nos anos 80
Madonna, rainha do pop

Após se mudar para Nova Iorque com o objetivo de estudar dança, Madonna passou a fazer parte dos circuitos de arte alternativa e underground. Chegou a fazer parte de bandas de ska e punk music, mas foi no pop que se encontrou.

Como Michael Jackson, Madonna soube usar os meios de comunicação como ninguém para criar uma imagem. Ela foi a primeira mulher na história da música a inaugurar um comportamento rebelde e independente. Seus clipes ditaram moda e influenciaram adolescentes do mundo todo.

Ouça Madonna no Spotify.

4. Metallica

Integrantes da banda Metallica nos anos 80
Integrantes da banda Metallica nos anos 80

Metallica iniciou carreira em 1981, mas só estourou em 1986 com seu terceiro álbum, “Master of Puppets”. O álbum traz composições elaboradas e riffs de guitarra ágeis, e é considerado até hoje pelos críticos como um dos melhores de todos os tempos.

Ouça Metallica no Spotify.

5. Bon Jovi

O rei das power ballads, Bon Jovi, nos anos 80
O rei das power ballads, Bon Jovi, nos anos 80

Com músicas que misturam glam rock, hard rock, baladas e músicas românticas, Bon Jovi e sua banda marcaram decididamente os anos 80. A banda vendeu mais de 130 milhões de discos, tornando-se uma das mais importantes da música hard rock. Foi sob pressão da gravadora e parceria com o compositor Desmond Child que o grupo lançou seus maiores clássicos, “Livin’ On A Prayer” e “You Give Love A Bad Name”.

Ouça Bon Jovi no Spotify.

6. Guns N’ Roses

Axl Rose no seu auge
Axl Rose no seu auge

Formada em 1985, a banda Guns N’ Roses tem como estrelas o vocalista Axl Rose e o guitarrista Slash. Os dois músicos estão por trás de hits como “Welcome To The Jungle” e “Sweet Child O’ Mine”. A banda começou abrindo shows para os Rolling Stones, Iron Maiden e Aerosmith, mas logo passou a encabeçar shows marcados por drogas, álcool e desmaios em cima do palco. Por onde passava, os Guns N’ Roses fazia confusão, gerando inúmeros processos em vários países.

Ouça Guns N’ Roses no Spotify.

As melhores dos anos 80

Confira seleção da Uppermen das 10 músicas que melhor representam a década:

1. Welcome to the Jungle, Guns N’ Roses
2. Thriller, Michael Jackson
3. Back in Black, AC/DC
4. Money for Nothing, Dire Straits
5. Livin’ on a Prayer, Bon Jovi
6. Like a Virgin, Madonna
7. With or Without You, U2
8. Girls Just Want to Have Fun, Cindy Lauper
9. Take Me Home, Phil Collins
10. I’ve Had the Time of My Life, trilha sonora Dirty Dancing

Principais acontecimentos dos anos 80

MTV

O mais importante canal de cultura jovem foi criado na década de 80. Artistas encontraram na MTV uma plataforma sem precedentes para disseminação de novas ideias, estilos e, claro, músicas.

A MTV lançou e aumentou o alcance de diversos artistas e cantores internacionais dos anos 80, como David Bowie, Michael Jackson, Madonna, Blondie, Eurythmics, Judas Priest, Duran Duran, Van Halen, The Police, Tina Turner, Phil Collins, Cher e Cyndi Lauper.

Muro de Berlim

Queda do muro de Berlim, anos 80
Queda do muro de Berlim

Depois de vinte e oito anos de existência, em 1989 o muro de Berlim que separava a Alemanha capitalista (sob domínio dos Estados Unidos) da Alemanha socialista (sob regime soviético) foi derrubado.

Um desentendimento do Governo exibido ao vivo pela imprensa alemã foi o estopim para o acontecimento. Depois da transmissão, uma multidão marchou até o muro para derrubá-lo. A imprensa do mundo todo cobriu o acontecimento, enquanto bares e boates dos arredores serviam bebidas e cerveja de graça para celebrar o momento histórico.

Feminismo

Simone de Beauvoir, influência das feministas nos anos 80
Simone de Beauvoir

Enquanto isso, no Brasil, as feministas lutavam pelo fim da violência contra a mulher e em favor da legalização do aborto. Em 1985, foi criado o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) com o objetivo de eliminar a discriminação e aumentar a atividade feminina nas políticas públicas, econômicas e culturais.

Rock Brasileiro

Kid Abelha nos anos 80
Kid Abelha nos anos 80

Musicalmente, no Brasil, os anos 80 foram de muito rock. Bandas como Ira!, Capital Inicial, Blitz, Barão Vermelho e Kid Abelha fizeram a cabeça dos jovens em festivais como o Rock in Rio.

New Wave e Synthpop

New Wave anos 80
New Wave

Pet Shop Boys, Duran Duran, A-ha e Depeche Mode consolidaram o estilo New Wave. Sua sonoridade era marcada por sintetizadores e baterias eletrônicas típicas da house music.

Art Deco

Arquitetura dos anos 80: Art Deco
Arquitetura Art Deco

Surgido na década de 10 e 20 em Paris, o movimento de arte chamado Art Deco inspirou a arquitetura, publicidade e artes gráficas do século 20. No Brasil, um dos símbolos desse movimento artístico é o Cristo Redentor. Nos anos 80, Andy Warhol se mudou para um bairro de pura Art Deco em Miami. O estilo foi retratado no cinema em filmes como “Scarface”.

Tecnologia

Boombox, invenção dos anos 80
Boombox

Os anos 80 também foram responsáveis por importantes inovações tecnológicas que viriam a ser mais bem aproveitadas em décadas posteriores, como o celular, que nessa década ainda era um telefone acoplado em carros.

A boombox e o walkman permitiam levar a música para as ruas – o hip hop e a street e dance music fizeram grande uso desses aparelhos.

A primeira edição do Festival Rock In Rio aconteceu. Os computadores, apesar de caros, começaram a ser usados por gamers e programadores. O CD, a fita K7 e as fitas VHS passaram a fazer parte do cotidiano.

GIF BAG

Deixe uma resposta