Street style masculino: inspire-se e aprenda a usar

4
346
Lenhador urbano: Rapaz veste gorro e camisa xadrez
Lenhador urbano: Rapaz veste gorro e camisa xadrez

A vanguarda da moda está no street style masculino. Basta passear pelas ruas de Berlim, Milão, Hong Kong ou Nova Iorque para comprovar. Ou apreciar de longe o estilo das celebridades masculinas que inspiram e se inspiram na moda das ruas.

Lá fora, Drake, Harry Styles, Justin Bieber e Lucky Blue Smith representam o que há de mais estiloso em moda urbana masculina. Aqui no Brasil, Cauã Reymond, Chay Suede, Bruno Gagliasso e Seu Jorge ensinam como se vestir bem.

E o que você pode aprender com eles sobre estilo? Muita coisa! A começar pelas peças indispensáveis de um guarda-roupa estiloso.

Streetstyle masculino: peças essenciais

  1. A camiseta branca

Comece por ela e você já estará acertando. A camiseta branca é uma base boa para qualquer produção. Ela dá apoio sem se fazer notar, podendo compor dos looks mais básicos aos mais inventivos. Tenha várias, de todos os tipos. Escolha um modelo comprido que apareça por baixo de várias camadas de roupa.

harrystyles2013-2-corte
Harry Styles, adepto do streetstyle, veste camiseta branca e calça preta
Rapaz veste camisa de flanela e jaqueta de couro preta sobre camiseta branca
Rapaz veste camisa de flanela e jaqueta de couro preta sobre camiseta branca
  1. O casaco com capuz

Não saia de casa sem ele. O casaco com capuz é urbano, jovem, despojado. Nas cores preta ou cinza, combina com absolutamente tudo, além de proteger do frio e dar um ar de mistério e rebeldia à quem usa.

Justin Bieber veste casaco preto de capuz, street style
Justin Bieber veste casaco preto de capuz, street style
  1. O tênis branco

Os homens mais estilosos do mundo têm. Os sneakers brancos mais in têm design despojado ao melhor estilo street wear, com fecho de velcro e, em alguns casos, cano alto. Adidas, Converse, Calvin Klein e Lacoste criaram versões desse modelo. O tênis branco vai bem com qualquer coisa, e, quando combinado com um terno, deixa a produção mais leve.

Skatista usa tênis branco em visual street
Skatista usa tênis branco
  1. A jaqueta

O homem estiloso tem pelo menos uma jaqueta fenomenal. Jaquetas são importantes para criar camadas no visual — estiloso sempre, importante nos dias mais frios. As de couro, clássicas, dão um ar rock ‘n roll à qualquer produção. A bomber, um toque esportivo. O casaco marinheiro é essencial para homens que fazem o estilo “sartorialist”. E os casacos militar e cargo combinam com quase tudo.

Homem veste jaqueta de couro, peça-chave do street style
Homem veste jaqueta de couro
  1. A calça rasgada

Compre pronta ou rasgue-a você mesmo, só não deixe de ter uma no seu guarda-roupa. A calça rasgada remete a aventuras e atos ilícitos — nada mais sexy, e street, que isso.

  1. O chapéu

Pode touca de lã? Pode. Pode gorro? Pode. Pode boné? Pode. Pode chapéu de brim? Pode, mas só se você for muito, muito descolado mesmo. A lição aqui é: proteja sua cabecinha. Ou pelo menos use isso como desculpa para ficar ainda mais estiloso. Os homens mais fashion do mundo não saem de casa sem suas beanies. Mesmo quando estão de casaco com capuz.

Rapaz de touca representando o estilo street
Rapaz de touca representando o estilo street

Complementando o look street

Para incrementar as peças básicas da moda das ruas, acrescente:

    • Camisas: jeans ou estampadas.
    • Cardigã: largo, comprido, pra usar com jeans.
    • Blazer ou terno: porque até os rappers durões têm.
    • Acessórios: correntes, colares, pulseiras e mochilas.
    • Skate: mas só se você for andar.

As regras do jogo

Fimdotexto

O estilo street masculino é despojado, acessível e, acima de tudo, descomplicado. Mas as dicas abaixo são úteis para deixar seu look ainda mais cool:

  • Transmita a imagem de mínimo esforço. De jeito nenhum dê a impressão de que você passou horas se embelezando na frente do espelho. Deixe no seu look algo imperfeito e “por fazer”, como se você tivesse saído de casa correndo. Pode ser uma camisa desabotoada, um cabelo desgrenhado, a camiseta por fora da calça…
  • Experimente uma combinação monocromática… Um ícone do street wear, o rapper Jay Z adora se vestir de preto da cabeça aos pés. Há algo de muito moderno e elegante numa produção de só uma cor, e os homens mais estilosos do mundo sabem disso.
  • …mas não se prive de explorar estampas divertidas. Quando a base é neutra (pense camiseta e calça brancas), não há limites para a estampa do terno, blazer ou cachecol que você põe por cima. Uma estampa de girafinhas tá liberada.
  • Crie muitas camadas. Camiseta branca sob camisa xadrez. Camisa xadrez sob jaqueta de couro. Camadas criam um efeito interessante. E aquecem.
  • Demonstre senso de humor. Ou melhor, não leve seu estilo tão a sério! Faça alguém sorrir com uma camiseta engraçada. E não tenha medo de usar estampas divertidas.

Mais sobre a moda das ruas…

Expressão da vida nas cidades, a moda street tem tudo a ver com criatividade, adaptabilidade e autenticidade.

  • O street style valoriza roupas leves em tecidos confortáveis como jeans, algodão e moletom.
  • A inspiração vem da cultura urbana, incluindo o hip hop, o skate e o grafite.  
  • Os estilistas e marcas mais conhecidos do estilo street no mundo são Obey, Vans, Adidas, Supreme, Converse, Kenzo e Givenchy. No Brasil tem a Colcci, a Ellus e o Alexandre Herchcovitch.

Pronto para mergulhar de cabeça no estilo street? Inspire-se:

    • Estilo: Drake, Justin Bieber, Harry Styles, Lucky Blue Smith;
    • Música: Hip hop de Jay Z e Kanye West;
    • Arte: Os Gêmeos;
    • Viagem: Brooklyn, NY.
GIF BAG

4 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta