Calça pantalona e pantacourt: saiba tudo sobre essa tendência

0
405

A calça pantalona que está nas passarelas e no guarda-roupa das mulheres existe desde meados de 1909. Inicialmente, a pantalona não era bem aceita no universo feminino, principalmente pelo fato de que até os anos 30, as mulheres não usavam calças e só eram bem vistas em saias e vestidos.

Na mudança desse cenário, Coco Chanel foi uma das primeiras mulheres a usar calça comprida e incluí-la no vestuário feminino. Nessa época, em 1920, ela elaborou a pantalona como uma calça de modelagem ampla que prezava sofisticação, conforto e estilo.

Modelos de calça pantalona da década de 20
Modelos de calça pantalona dos anos 20

Foi assim que aos poucos, muito por conta das estrelas de cinema, a calça pantalona começou a entrar no gosto das mulheres, principalmente a partir da década de 40, quando elas passaram a trabalhar nas fábricas e ficaram mais amigas das calças como peça feminina.

mulheres usando calças nos anos 40Hoje em dia a calça está totalmente presente no vestuário das mulheres, e a calça pantalona é uma das peças mais queridas. Além da pantalona tradicional, atualmente também existe a versão pantacourt ou calça pantalona curta, que cai muito bem na moda primavera-verão.

Como usar calça pantalona?

A calça pantalona feminina foi uma peça importante para a libertação das mulheres dentro da moda. Essa libertação não estava só na possibilidade de usar uma roupa antes considerada como de uso exclusivo dos homens, mas também no fato de que as pantalonas atenderam a necessidade de todos os tipos de mulheres.

Homem e mulher vestido calça pantalona nos anos 20

Por ser uma calça de corte reto, esse é o modelo ideal para disfarçar o voluminho dos quadris e veste bem em todo tipo de corpo. Ou seja, diferente de outros modelos mais justos, não é necessário ter uma silhueta super fina para se sentir bonita e confortável em uma pantalona.

Além disso, a calça pantalona é bastante versátil e pode ser usada em qualquer situação. Por conta disso, investir nesse modelo é garantir uma peça coringa que depende dos demais acessórios para se adequar à cada ocasião.

Calça pantalona para diversas ocasiões

De um dia de trabalho até uma festa chique ou uma tarde de lazer, a calça pantalona é sempre bem-vinda!

Quer saber mais? Confira nossas dicas:

  •  Calça pantalona para o dia

Fimdotexto

O modelo de calça pantalona para o dia tem que prezar pelo conforto e frescor, principalmente nas estações mais quentes. Para isso, o ideal é escolher cores mais claras e tecidos mais leves. Além de abusar também das estampas. Nos pés, as rasteirinhas, chinelos, alpargatas e sapatos de salto alto grosso podem ser boas opções.

modelos de calça pantalona colorida para o dia

modelo de calça pantalona florida para o dia

Outra possibilidade que está em alta é a calça pantalona jeans, que além de ser fresquinha e ideal para o dia, garante várias possibilidades de combinações.  Para um evento durante o dia é possível combiná-la com uma camisa e um salto alto, por exemplo. Já para um dia no parque é só complementar o look com um cropped e uma alpargata.

Calça pantalona jeans com cropped e camisa

calça pantalona jeans com regata preta e óculos espelhado

calça pantalona jeans com regata de estampa floral

  • Calça pantalona para a noite

Para a noite em um barzinho, balada ou outro evento a pantalona pode render boas composições. Nessas ocasiões, a calça pantalona preta é uma peça que cai bem com camisas sociais ou com camisetas descoladas, gerando um ar mais despojado.

calça pantalona preta com fendas e blusa com transparência

Porém, não é somente a calça preta que combina com o clima noturno, as estampadas mais sóbrias e até as calças brancas também podem ser usadas sem medo. Aqui o mais importante é saber escolher o tipo de tecido e os demais acessórios.

calça pantalona branca com cinto e regata preta

looks com calça pantalona preta para a noite

Para a noite recomenda-se os tecidos mais pesados, deixando os mais leves para o uso diurno.  Nessa ocasião, os brilhos, cintos e joias são acessórios capazes de dar mais vida às outras peças.

  • Calça pantalona para o trabalho

looks de calça pantalona social de diversas cores

Sem dúvida alguma a calça feminina pantalona é ideal para o trabalho. Além de bonita e sofisticada, esse modelo é bastante confortável, sendo ótima para a mobilidade da mulher.

looks com calça pantalona social de linho

modelo de calça pantalona social bege com camisa vermelha

No ambiente de trabalho, a calça pantalona social é uma ótima opção para quem precisa estar sempre elegante e passar credibilidade. Para isso, a dica é investir na calça pantalona de linho que são lindas e garantem um ar mais clássico e sério.

looks de calça pantalona social de linho
Looks de Kim Kardashian com pantalonas sociais

calça pantalona social branca com blazer branco e camisa amarelaPara não errar na escolha, indica-se as cores mais neutras com o preto, branco, cinza ou bege que são mais versáteis e sérias. Contudo, não existe uma regra, as cores mais vivas também podem garantir uma boa composição para o trabalho, tudo depende da escolha da camisa e dos sapatos.

looks de calça pantalona social colorida

  • Calça pantalona para festas

A calça pantalona também é a cara de festas mais chiques como casamentos ou formaturas. Para essas formalidades pode ser uma boa opção criar looks monocromáticos ou escolher cores mais coringas como o bege, azul petróleo e cinza.

look monocromático com calça pantalona social preta e branca

modelos de calça pantalona para festas chiques

Outro modelo de calça pantalona bastante utilizado em festas como casamentos é a calça de crepe chiffon que pode ser feito em conjunto com a camisa do mesmo tecido ou pode ser usado com outra peça na parte superior. Esse estilo é bastante escolhido por moças e senhoras mais elegantes.

modelos de calça pantalona de crep chiffon para festas chiques

Cores de calça pantalona

Confira nossas dicas de acordo com as as cores mais usadas.

Calça pantalona preta

calça pantalona preta com cinto e camisa branca

calça patalona preta plus size com camisa e jaqueta branca

A calça pantalona preta é definitivamente uma peça coringa. Foi nesse modelo preto que a pantalona se desenvolveu inicialmente com Coco Chanel, em uma versão bem reta, sem pregas, com um tecido mais pesado e a barra mais longa, cobrindo uma parte do sapato.

calça pantalona preta com camiseta cinza

calça pantalona preta com camiseta branca

A pantalona preta pode ser usada para tudo: dia, noite, trabalho, festa… A infinidade de tecidos e acessórios é o que vai determinar como essa peça pode ser usada em cada um desses eventos.

modelos com calça pantalona preta para diversas ocasiões

Calça pantalona estampada

Para sair um pouco da ideia de sofisticação, a calça pantalona estampada é mais divertida, descontraída e moderna, ainda carregando certa elegância por conta de seu caimento mais reto.

modelo praia com calça pantalona estampada e camiseta branca amarrada

modelo hippie chique de calça pantalona estampada com regata jeas

calça pantalona estampada com camiseta branca básica

São calças ideais para o dia, mas em versões mais sóbrias também podem ser usadas à noite. O tipo de estampa mais comum nas calças pantalonas são as florais, tropicais e listradas. Ambas combinam com regatas, camisas, camisetas mais justinhas ou cropped em cores lisas.

modelos de calça pantalona com estampa floral para o dia

modelos de calça pantalona com estampa tropical

modelos de calça pantalona com estampa listrada

calça pantalona com estampa listrada e blusa básica branca

Para compor o visual, a parte superior não precisa ser preta ou branca, só é necessário ter cuidado com as cores para que a composição não fique sobrecarregada. Sendo assim, o ideal é deixar a estampa da calça chamar mais atenção e usar uma cor única na parte superior.

Calça pantalona branca

modelos de calça pantalona branca para diversas ocasiões

A calça pantalona branca é extremamente chique! O tom claro unindo-se com o corte  reto e modelagem larga são capazes de criar combinações bem estilosas, que vão desde as mais modernas e descoladas até as mais elegantes e clássicas.

calça pantalona branca social com cinto e camisa azul marinho

calça pantalona branca social com cinto e sobretudo mostarda
Look social da Jennifer Lopes com calça pantalona branca

É possível usar uma pantalona branca para trabalhar ou para um dia de lazer, tudo depende da escolha da camisa e dos sapatos.

calça pantalona branca com camiseta bege amarradacalça pantalona branca social com cinto laranja e regata vermelha

Para um modelo mais sério, o uso de cintos, camisetas e salto alto garantem sofisticação. Já se a ideia é usar a calça em um festival de música ou um barzinho, é possível colocar um tênis e uma camiseta ou cropped.

Calça pantalona curta

calça pantacourt pantalona curta com camiseta listrada

Como uma nova versão da pantalona tradicional, a calça pantalona curta ou pantacourt está em alta! Esse modelo de calça é capaz de unir modernidade e sofisticação de um jeito impecável. Por isso, a pantalona curta, assim como a longa, pode ser usada em diversas ocasiões e se adapta em todos os estilos e tipos de corpo.

Para o uso da pantacourt segue as mesmas ideias da pantalona. Para o dia são indicados tecidos mais leves e estampas mais coloridas. Podendo completar o look com regatas, camisetas mais justas, tênis, alpargatas e sandálias.

calça pantacourt pantalona curta branca com rasteirinha e blusa ciganninha

modelos de pantacourt pantalona curta estampada verão

calça patacourt pantalona curta com tênis

Para a noite, a pantacourt preta é capaz de garantir um modelo bastante moderno para uma festa, barzinho ou balada. Nesse caso, a dica é investir no monocromático, no brilho ou nas composições com cropped e camisetas mais descoladas.

look de festa com pantacourt preta

look moderno com pantacourt pantalona curta com brilhos

Já para o trabalho, está enganado quem pensa que a calça pantalona curta é informal. Essa peça pode ser tão elegante quanto a pantalona longa. Nesse caso, é recomendável o uso de tecidos mais pesados e cores mais neutras.

modelos de pantacourt pantalona curta social para o trabalho

Além da pantalona branca ou preta que são mais tradicionais, a pantalona curta cammel é uma ótima opção. Para quem não conhece, o Cammel é um tom muito parecido com a cor de um camelo. Seria uma espécie de marrom que se mescla com vermelho e amarelo. Além de ser um tom chique, o Cammel é bastante versátil e conversa com todas as cores.

modelos de pantacourt pantalona curta cammel

 

Pantalona curta jeans

modelos de calça pantalona curta jeans

A calça pantalona curta jeans está tão famosa quanto a pantalona tradicional do mesmo estilo. O jeans é versátil, fresco e moderno, sendo bem-vindo para os dias mais quentes. Além disso, é possível usar a pantacourt jeans em locais diferentes.

calça pantalona curta jeans com blusa ciganinha azul e salto alto

calça pantalona cintura alta com top e jaqueta jeans

Se a ideia é um look mais moderno, a calça pantalona jeans pode ser usada com uma camiseta do mesmo tecido, seguindo a tendência do all jeans (tudo jeans).

look all jeans com pantalona curta jeans e camiseta jeans

look all jeans com pantalona curta jeans e camiseta jeans clara

Calça pantalona para diversos tipos de corpo

Existem modelos de pantalona para todos os gostos e estilos. Afinal, essa é a ideia da pantalona: ser mais democrática, agradando diversos tipos de mulheres.

Como qualquer outra peça, todo mundo pode usar a calça pantalona tradicional ou curta, desde que se sinta bem e confortável. A dica para criar composições bonitas é fazer boas combinações e saber quais acessórios usar.

Calça pantalona para baixinhas

calça pantalona salmão com camisa branca e salto alto Para as mais baixinhas, a calça pantalona tradicional pode ser um problema devido seu comprimento que tende a ser mais longo. Nesse caso, é necessário ter cuidado para que a barra não fique arrastando no chão. Para medir direitinho no momento de fazer a barra é indicado que a pantalona cubra boa parte do salto, mas não todo.

calça pantalona preta com camisa branca e salto alto

Se a ideia é alongar a silhueta e dar sensação de pernas mais longas, as mulheres baixinhas podem optar pelas calças pantalona cintura alta, que criam uma certa ilusão por demarcar onde as pernas deveriam começar.

calça pantalona branca social com camisa azul e salto alto
Look da Jéssica alba com calça pantalona branca cintura alta
calça pantalona verde com regata branca e salto alto
Look da Jennifer Lopes com pantalona cintura alta colorida

Calça pantalona plus size

A calça pantalona é mais larga e reta, sendo confortável e agradável para as mulheres plus size. Com isso, ao contrário do que pensam, a pantalona não gera sensação de mais volume, pelo contrário, ele ajuda a disfarçar.

calça pantalona social plus size magenta com camisa listrada e salto alto

calça pantalona preta com bata cor de rosa e alto alto

Por conta disso, tanto a calça pantalona tradicional quanto a calça pantalona curta pode ser usado em diversas ocasiões: trabalho, festas, lazer, etc.

looks de calça pantalona curta branca plus size com salto alto

looks plus size modernos de pantacourt pantalona curta preta

O volume do quadril fica menos evidente com as calças cintura alta ou com o uso de cores mais escuras, como o preto e o azul marinho. Contudo, os modelos de outras cores e até mesmo as estampadas podem cair muito bem, tudo depende do gosto de cada mulher.

calça pantalona curta com estampa floral e camisa azul

calça pantalona estampada azul plus size com regata branca e salto alto

Acessórios para usar com calça pantalona

Os acessórios e os sapatos são importantes para ditar o estilo do look. Com as calças pantalonas, as rasteirinhas e alpargatas são ótimas para uma composição mais descontraída no estilo praieiro.

calça pantalona estampada colorida com cropped preto e rasteirinha bege

Porém, se a ideia é um modelo mais sofisticado, a dica é investir no salto alto, desde as sandálias mais delicadas e scarpans, até os saltos mais grossos no estilo tamanco e Anabela.

calça pantalona vinho com camisa social com estampa de oncinha

calça pantalona estampada azul com regata branca e salto alto

calça pantalona branca com camisa jeans e salto alto tamancoJá para as pantalonas curtas, além das rasteirinhas, alpargatas, sapatilhas e salto alto, é comum colocar os pés nos tênis para criar um estilo mais moderno e descolado. Existem muitas possibilidades de looks com pantacourt e tênis, e muitas pessoas estão aderindo essa composição que está super em alta.

calça pantalona vermelha com tenis descolado

calça pantalona jeans com tenis cammel

calça pantalona curta branca com tênis tipo addidas branco e cropped rosa

Para os acessórios, o uso de cintos pode dar um charme a mais na pantalona. Para as mais moderninhas, também é possível completar a roupa com pochetes.
calça pantalona curta pantacourt preta com cinto marrom e regata listrada

looks de pantacourt pantalona longa despojado com pochets coloridas

Diferenças entre pantalona, flare e boca de sino

Quando o assunto são os diferentes estilos de calça é normal que as pessoas não saibam distinguir o que é calça pantalona, o que é flare e o que é boca de sino. Porém, para não ocorrer essa confusão é bem simples: a calça pantalona é larga em todo o seu comprimento, ou seja, tem o corte reto do quadril para baixo, sendo solta da parte de cima até o pé.

calça pantalona rosa metálica com cropped manga longa rosa
Kendal Jenner vestindo pantalona rosa metálica

Por essas características, é fácil enxergar qual calça é a pantalona. O maior problema está entre a calça flare e a boca de sino, que são bem parecidas por serem justas do quadril até o joelho e bem larguinhas do joelho até os pés. A realidade é que a calça flare nada mais é do que uma nova versão da antiga calça boca de sino que foi muito popular nos anos 60 e 70 com o movimento hippie.

calça boca de sino preta e calça boca de sino vermelha dos anos 70
Estilo de boca de sino nos anos 70

Porém, a abertura da calça flare costuma ser bem mais discreta do que a da calça boca de sino, que no geral é bastante larga, no estilo “quanto mais folgada melhor”.

calça flare vinho de bandagem e calça boca de sino de couro
Do lado esquerdo: calça flare, ao lado direito: calça boca de sino.
calça pantalona jeans calça flare jeans e calça boca de sino jeans
Esquerda: pantalona, no centro: flare, à direita: boca de sino.
calça rasgada boca de sino com camiseta dos beatles e jaqueta de couro
Estilo de boca de sino moderna

Inspire-se nesses looks com calça pantalona

  • Calça pantalona com cropped

Essa combinação é linda por ser bastante equilibrada. A pantalona, por ser mais larginha, é um tipo de calça mais comportada e elegante, sendo assim, o uso do cropped serve para quebrar um pouco a seriedade, incluindo uma peça mais ousada e moderna.

look calça pantalona com cropped Essa dupla pantalona + cropped pode ser usada tanto em situações casuais quanto em eventos mais chiques e festas elegantes. Tudo depende da escolha das cores, tecidos e acessórios.

look de festa com calça pantalona preta e branca modelo monocromático para festa

  • Calça pantalona com regata social

A regata também combina com a calça pantalona pela mesma lógica de equilíbrio do cropped. Por isso, usar uma pantalona larga com uma regata um pouco mais justa é a garantia de uma composição harmoniosa.

calça pantalona rosa claro com regata de seda e salto alto

Para uma escolha mais social, a calça de linho cintura alta é super indicada, assim como a regata de seda ou cetim. O salto alto, bolsas, carteiras e joias complementam o modelo.

calça pantalona cinza com botões e regata branca com bolsa metálica e salto alto preto

GIF BAG

Deixe uma resposta