Tudo Sobre Música Nacional e Internacional

1
937
sgt peppers melhor album da história

A UPPERMAG traz o mais completo guia de música com tudo sobre música nos anos 60, 70, 80, 90 200, premiações da música, as melhores músicas e artistas de todos os tempos.

Vamos falar da evolução da música nas últimas décadas e de seu papel como influenciadora direta na cultura e momento social para diferentes povos em diferentes países.

A música evolui e se modifica de acordo com novos desejos, visões e possibilidades da tecnologia.

O Que Você Vai Aprender Sobre Música:

Gangnam Style X Elvis Presley

elvis presley e gangnam style evolução - tudo sobre música

Em 1960 Elvis Presley jamais poderia imaginar que o vídeo mais famoso no século seguinte no principal serviço de vídeos do mundo – Youtube – seria de um coreano cantando algo ininteligível para praticamente todos ao redor do mundo, enquanto dança em cima de um cavalo.

Atualmente o fenômeno Gangnam Style já ultrapassa a marca de 2 bilhões de visualizações.

Músicas Mais Tocadas

luzes de celular em estádio em show

Alguns valorizam a música pela sua capacidade de expressar em letra e melodia nossas ideias e posicionamentos. Enquanto outros dão maior valor ao modo que a música interage com seu corpo e expressa seus sentimentos e sentidos.

Vamos falar das músicas mais tocadas de todos os tempos e também dos álbuns mais vendidos e clipes mais vistos. Os principais festivais de música, como Rock in Rio, Woodstock, Tomorrowland e Glastonbury serão apresentados, e vamos analisar as mudanças do Woodstock de 1969 até o Rock in Rio e Tomorrowland.

Como o Consumo da Música Mudou

vinil tocando música lp antigo - tudo sobre músicaO modo como consumimos música nas últimas décadas mudou muito, mesmo sabendo tudo sobre música temos que entender como o consumo da música mudou.

Fimdotexto

Em 1960 era comum o uso de fita k7, vitrola e disco de vinil; a década de 80 foi do CD e todos ouviam músicas pela rádio, enquanto que em 1995 os DVDS foram criados, possibilitando que filmes e vídeos fossem assistidos com maior facilidade pelos fãs.

Atualmente, nem precisamos guardar músicas em pen drive, como há alguns anos, nem mesmo baixar arquivos em programas como Kazaa ou eMule.

ouvir musica no spotifyA nova era traz a facilidade de serviços como o Spotify, que além de sugerir e apresentar diversos artistas e músicas para cada ocasião, carrega a música on demand em streaming.

O contato do ser humano com a música passa por grande mudança. Antigamente se dava da seguinte forma: amigo/rádio toca música que você gosta -> busca saber artista e compra cd -> pesquisa em revistas por informações (principalmente fofocas do rock) -> ansiedade e grande momento de epifania nos raros momentos de shows/festivais no Brasil.

Atualmente, tão logo você termina de ouvir uma música, ou enquanto ouve (se tiver o aplicativo Shazam por exemplo, que com 5 segundos de gravação fala qual a música e artista tocando em tempo real), já descobre o artista, todas as informações sobre ele, shows, bastidores, fotos, informações pessoais, projetos paralelos e ainda pode assistir a shows gravados em ótima qualidade!

O processo de lento encantamento e pesquisa deixou de existir. Até mesmo se mostrou desnecessária a manutenção de um canal para a música e informações. Quem é da década de 80 e 90 se lembra do valor que a MTV tinha para os jovens.

Tudo sobre música

pessoal-curtindo-musicaA equipe Uppermag fará sua seleção das melhores músicas de todos os tempos, com o melhor para sua playlist. Seleção do melhor da música nacional, com uma excelente visão das melhores músicas internacionais – haverá lista de músicas para eventos, apresentações, casamento, encontros, sexo, chill out e all night party!

Artistas dos principais estilos, mais underground, independentes, excêntricos e também aqueles com pegada mais românticas e clássicas.

O universo musical é muito amplo e possui espaço para apreciadores do canto gregoriano, e também das famosas sinfonias de Beethoven e música clássica, além de estilos ainda inusitados e desconhecidos para o grande público, mas com riqueza ainda a ser descoberta pelo ocidente – caso da música africana e asiática.

O guia de música é também para você que curte um som de alta qualidade, e vê a música como arte, com verdadeiro prazer em escutá-la – a UPPERMAG fez a seleção dos melhores equipamentos para ouvir e fazer música com qualidade – seja caixas para eventos ou bons fones para se concentrar no trabalho ou para a malhação.

A HISTÓRIA DA MÚSICA

MÚSICA MODERNA E TUDO SOBRE MÚSICA PELAS DÉCADAS

Música anos 60

beatles retratos preto e branco

música dos anos 60 foi o início da era moderna da música. A história da música moderna foi revolucionada pela forma de divulgação e disseminação, sobretudo pelo surgimento de novas mídias.

Na era do k7, ícones como Elvis Presley se solidificaram, enquanto que os The Beatles comandaram a invasão britânica aos EUA.

No Brasil, Roberto Carlos comandou a Jovem Guarda, enquanto que a MPB (Música Popular Brasileira) marcou época com artistas como Chico Buarque.

Em 1969, ocorreu o festival de Woodstock, que anunciou o que estaria por vir na década de 70 do universo musical.

Música anos 70

musicas psicodélicas anos 70 cream

A música dos anos 70 passou pela psicodelia e fortalecimento do Rock e supergrupos. A Inglaterra, com bandas como The WhoPink FloydLed Zeppelin e Iron Maiden fortaleceu seu domínio musical – Stairway to Heaven continua como a música mais tocada da história.

No Brasil, o sertanejo surge e se solidifica, com nomes como Chitãozinho e Xororó.

 

Música anos 80

Metal cabeludo anos 80

O rock ficou mais sujo na aparência com o Glam Metal, mas com um tom mais de balada no som do Bon Jovi.

Novos estilos musicais surgiram ou se fortaleceram, vindos do Black Music – Michael Jackson usou luva de diamantes e levou a coroa de Rei do Pop e Madonna revolucionou todo o universo feminino, tornado-se a rainha do Pop. O NWA iniciou o movimento do Rap, que só se tornaria popular para as massas 2 décadas depois.

Música anos 90

kut cobain grunge no acustico nirvana come as you are

A renovação do rock com a chegada do Grunge, com o Nirvana, e um ressurgimento do Punk, em versão mais chiclete adolescente, com Green Day.

O eletrônico avança com as novas tecnologias disponíveis, que também dá uma remodelada no Pop, com nomes como Backstreet Boys e o começo da carreira de Britney Spears.

No Brasil, o sertanejo se dissemina pelas rádios e o axé do É o Tchan faz sucesso por todo país com suas coreografias e ritmo dançante.

Até essa década, o impacto para músicos que compunham trilha sonora de filmes e o tema de novelas era gigantesco – muitas vezes causando estigma, quando o artista possuía poucos hits. Eles eram mais lembrados pela música da novela do que pela sua carreira, sucessos e próprio nome.

Música anos 2000

eminem-musica-anos-00-dinamite

O rap atinge as massas com Eminem e Kanye West. Há significativa diminuição de artistas não americanos no ranking de músicas mais tocadas no mundo.

O pop se solidifica, sobretudo através de novas Divas, como Beyonce e Shakira. O rock ainda está presente na vertente Indie Rock, enquanto que o Eletrônico conquista uma audiência muito grande.

O ESTILO DOS MÚSICOS

mick-jagger-perfilMick Jagger

O excêntrico roqueiro tem estilo único no mundo e demonstra como cruzar décadas com muito estilo! Com mais de cinquenta anos de carreira, o líder do Rolling Stones é o cantor mais influente da história do Rock And Roll, e continua no comando da banda que mais faturou na história.

Jagger, com sua performance enérgica e cheia de atitude, foi o cantor que melhor definiu o conceito de “estrela do rock”, sendo um dos maiores nomes do showbiz.

Nos anos 60, época dos primeiros discos da banda, já existia a ideia da tradicional banda de rock formada por músicos jovens, ricos, famosos e rebeldes, que levavam uma vida cheia de “sexo, drogas e rock and roll”.

Esse estilo ousado também esteve presente no legado do Rolling Stones, ficando bastante evidente na vida sexual de Mick Jagger, que sempre foi tão emblemática e explicita, que fizeram uma estimativa: dizem que mais de quatro mil mulheres já se relacionaram com Jagger, dentre elas, Angelina Jolie, Uma Thurman, e a apresentadora Luciana Giemenez, com a qual, inclusive, teve um filho.

david bowie colorido album aladin

David Bowie

David Robert Jones, o famoso David Bowie, nasceu em Londres e começou a se interessar por música aos 13 anos de idade, quanto teve aulas de saxofone.

Foi somente na década de 60 que David Robert adotou o “Bowie” em referência ao personagem David Bowman de ‘2001: Uma Odisseia no Espaço‘, de Stanley Kubrick.

No final dos anos 60 se aproximou da dança e da mímica, passando a explorar seu lado artístico para além da música. Foi assim que Bowie remodelou sua carreira e criou uma nova identidade musical ao desenvolver personagens para apresentar no palco.

A persona mais famosa de sua criação foi o visual andrógeno de Ziggy Stardust, o extraterrestre bissexual do álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” de 1972.

O “Camaleão do Rock” quebrou paradigmas, reinventou o Glam Rock, participou de filmes e se fez como artista multifacetado e celebrado nos quatro cantos do mundo. Seu último disco “The Next Day” foi lançado em 2013, três anos antes de seu falecimento por conta de um câncer.

Freddy Mercury cantandoFreddy Mercury

Freddie Mercury até hoje é lembrado como uma das maiores rock stars da história. Nascido na Tanzâinia, mudou-se para Inglaterra com sua família na década de 60.

Foi como vocalista da banda Queen, que estourou nos anos 70, que Freddie pôde mostrar que sabe tudo sobre música!

O cantor, performer, frontman, pianista e compositor transformou sua geração com sua voz e sua atitude. Freddie, bissexual assumido, nunca teve medo de ousar e isso estava presente em sua carreira musical versátil que conversou com o rock, o jazz, o canto gospel e a música clássica.

Quem não conhece “We Are The Champions” ou “Somebody To Love“? Essas e outras canções como “Bohemian Rhapsody” e “Love Of My Life” são de autoria desse grande compositor.

Em novembro de 1991, Mercury estava com a saúde bastante debilitada por conta da AIDS e veio a falecer, causando tristeza e saudade em todo o mundo.

kanye-west-estilo-yeezusKanye West

O polêmico produtor, que se tornou rapper e inspiração da nova geração. Além de casado com uma das mulheres mais influentes do mundo – Kim Kardashian – ainda explora seus gostos em coleções de roupas em semanas de moda.

Nativo de Chicago, Kanye assina como produtor musical e estilista, tendo feito sua parceiras com a Adidas, Giuseppe Zanotti e Louis Vuitton.

 

Como rapper, bastante influenciado pelo Jay-Z, West não seguiu o discurso político do Hip Hop nem aderiu a outra vertente que fala sobre drogas, prostitutas e dinheiro. Kayne apresentava um outro modelo de rap, menos agressivo e mais próximo do pop. Depois dele, Big Sean e Drake seguiram a mesma linha de som.

alex turner vocalista artic monkeysAlex Turner

Líder do Arctic Monkeys, Alex Turner representa o estilo da nova geração de líderes do Rock, sendo uma influência na música e na moda.

Formado em 2002 no subúrbio de Sheffield, O Arctic Monkeys é uma das bandas inglesas mais bem sucedidas da história. O primeiro álbum, “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not“, está nas listas de melhores álbuns de sites especializados como a Rolling Stone.

Como uma das maiores bandas de Indie Rock, o Arctic fez sucesso com “Do I Wanna Know?”, “R U Mine?” e “When The Sun Goes Down

Curiosidade: Em 2001 Alex Turner entrou na lista dos Mais Ricos Do Reino Unido com menos de 30 anos!

thiago petit estilo modaThiago Pethit

Ator, cantor, compositor e performer, Pethit iniciou sua vida artística com o teatro e a literatura. Porém, não demorou muito para que o paulista se encantasse pela música.

Lançou seu primeiro disco “Berlim Texas” em 2010 e o segundo, “Estrela Decadente” em 2012.

Seu projeto mais ousado foi realizado em 2014, o “Rock’n’Roll Sugar Darling” é um disco que mescla o indie e a música eletrônica. Além disso, as letras falam sobre erotismo e sexo. O single desse disco é a famosa “Romeo”.

 

ESTILOS DE MÚSICA

Rock

rock-music-show-punk

O Rock surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 misturando três gêneros musicais: o Blues, o Jazz e o Country. Uma das características mais importantes desse estilo é a união da guitarra elétrica com a bateria e o baixo. Na década de seu surgimento,  o Classic Rock foi representado por grandes estrelas como o rei Elvis Presley e Chuck Berry.

Na década de 60, época dos Beatles, o Rock dos EUA foi influenciado pelas manifestações contra Guerra do Vietnã. Portanto, a música dos anos 60 era usada para falar sobre coisas sérias, ganhando um caráter político que estavam presentes nas letras pacifistas de Bob Dylan. Na Inglaterra, os Rolling Stones faziam sucesso e começaram a ganhar o mundo!

Os ideais de manifestação dos aos 60 deram espaço para o Punk Rock dos anos 70, representado fortemente pelos Ramones e Sex Pistols. O Punk teve enorme influência na moda com as calças rasgadas: era o tempo de um estilo mais rebelde, transgressor e contra os padrões da sociedade, influenciados por ideias anarquistas. Além do punk, esse foi o tempo do Led Zeppelin, Black Sabbath e Kiss.

Na década de 80 é o momento do mundo conhecer o Heavy Metal, que como o próprio nome diz, é um estilo de música mais pesada e agressiva, com muita guitarra elétrica e bateria. Essa nova vertente de rock influenciou na moda com as jaquetas de couro, fivelas pesadas e coturnos. A barba e os cabelos compridos também fizeram a cabeça dos roqueiros. Essa época é marcada por Iron Maiden e Judas Priest.

Em seguida surgiu o Hard Rock com o Guns N’Roses e o Grunge, que revolucionou a música dos anos 90 com o Nirvana. Na mesma década surgiram outras grandes bandas como Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam e U2 que fazem muito sucesso até hoje.

Confira a seleção Uppermag dos 10 discos de Rock que você precisa ouvir!

  1. The King of Rock and Roll – The Complete 50s Masters – Elvis Presley, 1992
  2. Chuck Berry – Anthology – Chuck Berry, 2000
  3. 3.Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band – Beatles, 1967
  4. Blonde on Blonde – Bob Dylan, 1966
  5. Led Zeppelin IV – Led Zeppelin, 1971
  6. Black Sabbath – Black Sabbath, 1970
  7. Ziggy Stardust – David Bowie, 1972
  8. Ramones – Ramones, 1976
  9. Nevermind – Nirvana, 1991
  10. Metallica – Metallica, 1991

Pop

backstreet boys i want it that way musica avião

Apesar de ter surgido nos anos 30, o Pop Music, estilo que revolucionou a indústria musical, se popularizou nos anos 50 nos Estados Unidos.

Caracterizado pelo ritmo dançante e letras de fácil memorização, a música pop formou artistas pelo mundo a fora, influenciando na moda, no estilo de vida e outros aspectos.

Em seu início, o pop teve relações com o rock, até começar a ser representado por conjuntos como o ABBA e os Bee Gees.

Porém, foi mesmo nos anos 80 que o pop encontrou seu rei e sua rainha, Michael Jackson e Madonna. A partir daí, o pop explodiu!

A música dos anos 90 foi marcada pelo pop com as boy bands e girls groups (grupos formados por 5 a 6 garotos ou garotas que cantavam e muitas vezes dançavam). Assim surgiram as Spice Girls e os Backstreet Boys.

Nos anos 2000, Beyoncé, Britney Spears e Shakira começaram o legado de divas que depois foi completado por Cristina Aguilera, Katy Perry, Mariah Carey, Lady Gaga e tantas outras que estão em alta no universo pop.

 

Eletrônico

show de musica eletronica edm

Amado ou odiado, o fato é que o eletrônico está bombando nos últimos anos, criando fãs e seguidores por todo o mundo.

Por definição, a música eletrônica é aquela criada ou modificada por meio de gravadores digitais, softwares, sintetizadores e demais tecnologias eletrônicas. O estilo ficou popular no momento em que as pessoas passaram a manipular esses sons em estúdios caseiros.

Foi assim que muitos artistas se dedicaram exclusivamente à esse tipo de música. E muito se engana quem pensa que é tudo igual! Assim como os outros gêneros musicais, existem muitas variações (House, Acid House, Trance, Techno, Hardcore Techno, entre outros)

Hoje em dia, a música eletrônica é uma das mais famosas da indústria fonográfica, movimentando grandiosos festivais como a Tomorrowland e a Electric Daisy Carnival. Seria o eletrônico o estilo do futuro?

R&B/Rap

beyonce-jay-z-show-turne

O R&B, Rhythm and Blues foi um termo que começou a ser usado na década de 40 para caracterizar um estilo de música negra que contribuiu para o desenvolvimento e a transformação do rock and roll.

O Rhythm and Blues, em sua origem, se relaciona com o jazz, o blues, o soul, o funk e o  hip hop, ritmos representados por intérpretes negros com vozes incrivelmente potentes. Essa potência surgiu em grande parte pela música gospel, que foi muito significativa na história dos afro americanos, que usavam a fé e o canto religioso para afastar suas dores na época da segregação racial que disseminava o racismo.

Em seu início, os artistas mais consagrados do R&B foram Ray Charles, Otis Redding e James Brown, que revolucionaram a música no mundo todo.

Hoje, o R&B acaba sendo associado com o novo estilo de música negra mais representativo, que é o RAP, continuando seu discurso de representação e ascensão negra na sociedade. Além desse gênero, o Rhythm and Blues se relaciona com o pop com cantoras negras que são grandes divas, como Beyoncé e Alicia Keys que cantam com influências do soul e do gospel.

Música Popular Brasileira – MPB

chico buarque retrato

A MPB ou Música Popular Brasileira é o estilo musical que é a cara do Brasil! Diversificado, misturado e cheio de ritmo, esse gênero se influencia no Samba, no Choro e na Bossa Nova sem deixar de lado os estilos internacionais, tais quais o rock, o pop, o soul e o blues.

A Música Popular Brasileira ficou mais famosa em 1920 e 1930 com a popularização do rádio. Já nos anos 50, foi a vez da Bossa Nova com grandes intérpretes como Tom Jobim e João Gilberto.

Na década de 60, a MPB teve grande ascensão com o “boom” da televisão que veiculava o Festival de Música Brasileira e o Programa Jovem Guarda na TV Record. Tudo isso acontecia junto com a ditadura no Brasil, momento em que os artistas nacionalistas se preocupavam com as músicas de protesto. Nessa época, com a participação nos festivais, os maiores nomes da MPB passaram a fazer mais sucesso. São eles: Elis Regina, Caetano Veloso, Edu Lobo, Chico Buarque de Holanda, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Nara Leão e Maria Bethânia.

Em 70, Jorge Ben Jor e Tim Maia fazem sucesso no Brasil e no mundo. Essa também é a década de destaque para artistas do Norte e do Nordeste: foi a vez de Djavan, Fafá de Belem, Belchior, Alceu Valença, Fagner e Elba Ramalho.

A partir dos anos 80, a música brasileira recebe bastante influência internacional do rock. É a década mais bombada para Rita Lee, Raul Seixas, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Cazuza e Cássia Eller.

Nova Música Popular Brasileira

Dos anos 2000 até os dias atuais muitos artistas retomaram a essência da MPB que dialoga com o Samba e a Bossa Nova.

Se você é daqueles que pensa que a música boa ficou no passado, saiba que está enganado! A música popular brasileira continua vivíssima com grandes artistas como Criolo, Tiê, Maria Gadú, Vanessa da Mata, Seu Jorge, Ana Carolina, Clarice Falcão, Johnny Hooker e tantos outros que se adaptam aos tempos modernos.

A internet e grandes emissoras de rádio como a Alfa e a Nova Brasil FM são veículos que dão bastante popularidade para esses artistas que hoje fazem muitos shows e são capazes de agradar diferentes gerações, desde o público de Caetano até os jovens da atualidade.

PREMIAÇÕES DA MÚSICA

Vídeo Music Awards VMA

Prêmiação da MTV para os clipes e artistas que fizeram e fazem história. O valor e colaboração da música para a mídia visual, com vídeos baseados na música. Principal premiação audiovisual pop do mundo!

Grammy Awards


Premiação para as principais composições nos mais variados estilos (são mais de 81 premiações anualmente!). Excelente para entender as últimas tendências e os destaques musicais de cada ano.

MELHORES ÁLBUNS DA HISTÓRIA

sgt peppers melhor album da história

Melhores álbuns – Conheça a seleção dos 10 melhores álbuns da história de acordo com cada colaborador da Uppermag! Qual sua seleção favorita? Concorda?

A Rolling Stone classifica o album experimental – nunca tocado ao vivo devido as suas diversas inovações – Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles como o melhor. O que acha?

MELHORES MÚSICAS DE TODOS OS TEMPOS

Bob Dylan Like a Rolling StoneMelhores músicas – Músicas que marcaram gerações e estilos musicais, redefinindo toda o universo musical. Conheça, descubra, aprenda e surpreenda-se! Para a Billboard é Like a Rolling Stone do Bob Dylan, concorda?!

 

Lista das 10 Melhores Músicas de Todos os Tempos

A revista Rolling Stone listou as 500 melhores músicas de todos os tempos que causou um pouco de controvérsias. Abaixo vamos listar as 10 melhores músicas segundo a revista:

1- Like a Rolling Stone, do Bob Dylan

2-  (I Can’t Get No) Satisfaction, dos Rolling Stones

3-  Imagine, do John Lenon

4-  What’s Going On, do Marvin Gaye

5-  Respect, da Aretha Franklin

6-  Good Vibrations, dos Beach Boys

7-  Johnny B. Goode, do Chuck Berry

8-  Hey Jude, dos Beatles

9-  Smells Like Teen Spirit, do Nirvana

10-  What’d I Say (Live Berlin) 1962, do Ray Charles

SUGESTÕES DE PLAYLISTS

musica para malharMúsica para academia

Para a academia nada melhor que uma música agitada e motivadora que dê força e animação. Para isso, vale tudo desde que dê animo! O rock, o hip hop ou a música eletrônica são ótimas sugestões.

Na seleção da Uppermag escolhemos uma playlist com um mix de estilos musicais agitadões com as melhores músicas para destruir tudo na academia!

primeiro-encontro-pombinhosPlaylist para encontro

Para dar aquele clima no seu encontro que tal uma música fofa que seja romântica e moderna?

Na playlist que selecionamos existe uma coleção de canções nacionais e internacionais para aquecer os corações! Para criar um romance nada como um pouco de Ed Sheeran e Marcelo Jeneci.

 

musicas-para-o-trabalhoMúsicas para trabalho e estudo

No momento de ouvir uma música para trabalho e estudo é importante pensar em uma playlist que dê calma, concentração e foco.

Para isso, especialistas defendem a ideia de que as músicas instrumentais são mais eficientes, já que muitas vezes a letra das canções pode nos distrair nos momentos de leitura. A playlist que selecionamos é recheada de músicas nessa vibe do foco e atenção total.

 

party-musicaPlaylist para animar sua festa

Em uma festa com os amigos nada como uma playlist super animada! Nessa situação a dica é escolher músicas cantantes e dançantes unindo hits antigos com os mais atuais e bombados no momento.

Para agitar sua festa, não se esqueça do pop, do axé e do funk brasileiro que são ritmos cheios de coreografias que ajudam a unir a galera.

 

relaxando-ouvindo-musicaRelaxing music

Para relaxar existem muitos estilos que podem ser escolhidos. Você pode ouvir música clássica um jazz ou bossa nova, por exemplo.

A playlist que escolhemos está cheia de músicas calmas, com letras positivas e ritmo tranquilo, no maior estilo”good vibes”.  Ouça para relaxar na praia, no sítio, no parque ou depois de um dia difícil.

mulher fazendo strip tease para marido com lingerie pretaMúsicas para sexo

Para apimentar o clima a ica é investir nas músicas para strip tease, mais lentas e sensuais e também nos ritmos mais pesados para os casais que curtem uma pegada mais forte.

 

Na playlist que escolhemos você encontra músicas de todos os estilos para os casais românticos ou ousados.

GIF BAG

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta